top of page

Quem somos

Um grupo de fisioterapeutas que cooperam e colaboram nas diferentes àreas da fisioterapia respiratória.

Trabalham no grande Porto em diferentes hospitais públicos, em clinicas privadas e ao domicílio.​

Objectivo

O nosso objectivo é fornecer um local gratuito e sem fins lucrativos, de livre acesso, com informação fidedigna, útil e válida sobre as diferentes patologias.

 

Depois de inumeras solicitações evoluiu para além do apoio a pacientes, familiares e amigos tornando-se num local de referência e actualização para profissionais, ou futuros profissionais da área.



Este local também serve como local de comunicação e de contacto com quem já nos conhece e servir como recurso de contacto e de contratação de serviços com uma garantia de qualidade em termos de fisioterapia.

Coordenação

A coordenação está a cargo da Dra. Verónica Abreu, licenciada em Fisioterapia, pós-graduada em Fisioterapia Cardio-respiratória, Mestre em Actividade Física Adaptada e docente em dois cursos superiores de Fisioterapia. 

Fisioterapia

Ministério da Saúde-Dec.Lei nº261/93 de 24 de Julho

European Respiratory Society. (2013)

"Centra-se na análise e avaliação do movimento e da postura, baseadas na estrutura e função do corpo; utilizando modalidades educativas e terapêuticas específicas, com base, essencialmente, no movimento, nas terapias manipulativas, e em meios físicos e naturais, com a finalidade de promoção da saúde e prevenção da doença, da deficiência, da incapacidade e da inadaptação e de tratar, habilitar ou reabilitar, utentes/clientes com disfunções de natureza física, mental, de desenvolvimento ou outras, incluindo a dor, com o objectivo de os ajudar a atingir a máxima funcionalidade e qualidade de vida."

​

Os serviços de fisioterapia podem ser usados em todas as idades e em todos os graus de doença, desde o diagnóstico precoce, durante a doença crónica, episódios agudos e cuidados nos estádios terminais. Como tal os fisioterapeutas têm um claro e específico papel na maioria dos serviços dos cuidados de saúde.

 

Além do treino de exercício, o fisioterapeuta é também reconhecidamente, pela sua formação e produção de conhecimento, o profissional com as competências adequadas para ensino, seleção e aplicação das técnicas instrumentais e não-instrumentais que promovem a remoção de secreções (higiene brônquica), o controlo ventilatório, a re-expansão pulmonar, a mobilidade toraco-vertebral, o fortalecimento dos músculos respiratórios e relaxamento.

 

O fisioterapeuta tem também um papel importante na componente educativa do Programa de Reabilitação, particularmente em temas como os benefícios da atividade física, do exercício e formas de manter o doente ativo sem riscos, técnicas de alivio da dispneia, técnicas de remoção de secreções e técnicas de redução da ansiedade (ex. relaxamento).

 

A realização de testes de terreno da capacidade física devem nos Programas de Reabilitação ser da responsabilidade do fisioterapeuta, assim como os testes de avaliação da força muscular periférica, da flexibilidade e do equilíbrio. â€‹â€‹

valor. qualidade. conveniência.

bottom of page